Livro: Lugares Escuros

by - 26 julho


Lugares Escuros | Gillian Flynn | Thriller Psicológico | Intrínseca | 2015 | 352 pág | ★★★★☆

Sinopse: Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua. Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos? Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia dos crimes com tanta habilidade que o leitor é levado a diferentes direções. Escrito com primor, Lugares escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.

Ultimamente tô numa vibe de me aventurar em gêneros literários que não tenho o hábito de ler e veja só este que vos trago hoje: a resenha de um thriller psicológico que eu gostei demais! 

Pois é minha gente, eis um thriller que não me deixava dormir direito enquanto o mistério não tivesse sido se resolvido. 

Depois de uma certa resistência, Libby resolve investigar o seu passado e os personagens que poderiam ou não estar envolvidos no assassinato de sua família. Conheceremos a família Day nos acontecimentos que antecederam o massacre, bem como algumas outras personalidades que envolvem a história. 

Como já falei anteriormente, eu adoro quando o livro nos trás narrativas alternadas e em Lugares Escuros vemos o desenrolar do passado com dois personagens diferentes se alternando (o irmão e a mãe de Libby – ambos em 3ª pessoa), e no presente, a própria Libby Day buscando informações e ligando os pontos do presente. E afirmo com toda certeza que esse foi o ponto chave da trama, deu a ela uma dinamicidade perfeita onde eu não conseguia largar o livro, e quando pausava, ficava pensando nele. 


A Gillian Flynn tem uma escrita fluida e a gente nem sente que já avançou vários capítulos. O desenvolvimento foi um pouco lento no começo pois a protagonista buscava e não encontrava informações; mas depois que tudo começou a fazer sentido e ela começou a ligar os pontos, foi que a trama deu uma alavancada com aqueles finais de reviravolta e muita ação que te fazem esquecer de respirar. 

Recomendo a leitura se você quer se aventurar no gênero literário; e aos que já conheciam a obra, como foi a leitura pra vocês?

You May Also Like

18 Comments

  1. Oi, Thammy como vai? Eu já li livros da Gillian Flynn e gostei muito de sua escrita. Este aí eu não li, mas certamente me agradará. Que bom que gostou do livro. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI Thammy!

    Que belezinha saber que ela não se perdeu nos outros livros
    Lugares escuros eu quero ler pr ser dela e ela ter me conquistado direto em Garota Exemplar, e esse por ter a trama em tres pontos de vista me chama a atenção tambem, ja quero hehehehe

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Ainda não li nada dessa autora, mas, tenho alguns na minha lista de desejados. Adoro livros de mistérios e este parece ser sensacional... Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thammy!
    Fiz um projeto esse mês de ler livros de gêneros literários que não costumo, e tive muitas surpresas boas!
    Tenho muita vontade de ler Gillian Flynn! Já comecei um livro dela há algum tempo, mas achei bem pesado :P Vou dar uma chance pra esse!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Oii, ainda não conferi essa obra, confesso que sempre fujo dos livros dessa autora kkk e não sei o porquê. Mas gostei da sua resenha, é ótimo Thrillers porque é viciante né haha eu sou dessas que não consegue largar enquanto não terminar.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  6. A Gillian Flynn é uma das minhas autoras favoritas, e eu só não li Lugares Escuros ainda por que recebi um belo de um spoiler a um tempo atrás.
    É bem legal sair da zona de conforto né?! No meu caso, thriller e suspense é algo comum, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi
    ainda não li nada da autora, mas tenho o livro garota exemplar, que bom que gostou da leitura, eu gosto do gênero, só que ando numa vibe de ler romances, porém esse parece ser bom, fiquei curiosa para saber se o irmão era realmente culpado.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei demais das edições dos livros, combinam demais entre si e ficam muito lindo em uma decoração.
    Achei maravilhoso.

    Quanto a história eu não fiquei tão curiosa, mas daria uma chance ao livro para ver se o livro me prenderia.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiii Thammy

    Da Gillian só li Garota Exemplar e eu também senti que o inicio foi um pouco lento, mas depois a escrita se torna fluida e passa rapido. Tenho esse livor na lista para ler e quero ler em breve.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. ja vi os filmes inspirados nas obras dessa autora e sempre gostei mt , com certeza queria ler os livros tbm

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Thammy!

    Tá certo! Se aventurar por gêneros literários é uma ótima oportunidade pra descobrir novas histórias e gostos próprios. Todos falam muito bem da escrita da Gillian, mas nunca cheguei a ler um livro da autora. Adorei a sua resenha e assim que possível vou fazer que nem você e me aventurar também!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oii, como vai?
    Nossa, to precisando ler algo nesse gênero mas nunca tinha ouvido falar nesse livro. Tem um bom tempo que um livro não me prende a ponto de me deixar roendo as unhas.

    Abraço ♥,
    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  13. Eu vi o filme e gostei bastante, fiquei interessada em ler o livro.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu tenho esse livro aqui, é a edição do filme. Vou até trocar por essa, se eu curtir a leitura.
    Parece ter elementos que eu gosto.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. oi, tudo bem?

    ainda não li nada da autora, mas fiquei bem interessado pela premissa dessa obra. confesso que achei alguns pontos semelhantes com "punição para a inocência", da agatha christie, mas acredito que o desenrolar da história seja completamente diferente. adorei a indicação!

    abraços!
    acampamento da leitura

    ResponderExcluir
  16. Eu recentemente li Garota Exemplar e gostei muito da forma como a Flynn escreve, pretendo ler outros títulis da autora e quero muuito começar Lugares Escuros! Esse gênero thriller eu amo ver em filmes mas em leituras é muito novo e estou gostando demaiss!
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  17. Este livro está sempre nos meus olhos no skoob e adorei a resenha. Já quero ler.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem?
    Esse livro já está na minha listinha!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir