Eles | Resenha

by - 04 abril


Eles | A. T. Sérgio | Fantasia | Editora Luva | 2019 | 188 pág | ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: O que deveria ser um dia festivo, durante a promoção de aniversário de uma loja de doces, se transforma em caos quando criaturas atraídas pela reflexão da luz invadem a pequena e interiorana cidade de Santa Clara da Paciência, durante o verão de 1994. Adalberto Flores Masseiro, um comerciante de quarenta anos, sedentário e apegado a uma rotina tranquila, precisa se adaptar para sobreviver em meio ao desparecimento de habitantes e o surgimento de situações em que suas capacidades física e mental são levadas a extremos perigosos. Quem são “eles”? De onde vieram e o que procuram? Essas são as perguntas que o acompanham e levam a escrever seu relato pessoal e sombrio, descrevendo os acontecimentos do tempo em que passou em fuga. Ele sabe que precisa “não olhar para ver” e monta um plano para tentar se livrar desses seres sinistros. Ele pode perder tudo, até a própria vida, mas há muito mais em jogo, dependendo exclusivamente de sua capacidade de agir.


Demorou mas saiu a resenha de mais uma parceria sensacional que eu tive o prazer de ter! Recebi o convite pra ler essa ficção científica nacional e não tive nenhum arrependimento nisso. Por que será? Eles conta a história da cidade pacata chamada Santa Clara que protagoniza um acontecimento que vai mudar sua existência pelo resto dos tempos.


Adalberto, mais conhecido como seu Beto tem uma loja de doces e, no que era pra ser um festivo dia de seu aniversário, os seres conhecidos como "Eles" aparecem na cidade causando a maior confusão. Atraídos pela luz, esses seres absorvem a energia dos seres humanos para si, com o intuito de não despertar um mal maior feito de trevas de outro mundo (oi?) Isso mesmo, com o objetivo de não fazer mal ao mundo deles, eles fazem mal ao nosso mundo; outro ponto bem criativo da trama é que esses seres não são visíveis a olho nu, apenas os percebemos em nossa visão periférica, podendo enxergá-los também através de qualquer objeto refletivo. "É preciso não olhar para ver".


Parece loucura, e eu demorei alguns dias pra processar a história desse livro e depois de compreendida achei genial!

Um infanto-juvenil de qualidade, que segue a linha da ficção científica de seres de outro plano, com a fantasia de um mundo paralelo ao nosso, coisa que vimos aos montes por aí hoje em dia nas histórias. É basicamente uma mistura das histórias da coleção vagalume com uma pitada da série Stranger Thins, ambas coisas que adoro.


Após os acontecimentos iniciais na loja de doces de seu Beto, ele se junta a Clara, uma menina ruiva muito esperta e inteligente, e partem em busca de respostas para os acontecimentos. A partir daí é eita atrás de eita em uma narrativa rica em detalhes que te fazem viajar de verdade. De uma escrita fluída, própria ao público alvo, o autor consegue nos transportar para um mundo fantástico, paralelo ao nosso, e nos faz questionar se isso poderia estar acontecendo neste exato momento de verdade.

Sobre A. T. Sérgio (o Autor)
Escritor pernambucano, romancista, organizador e participante de antologias nos gêneros terror, suspense, mistério e policial, publicado por diversas editoras nacionais e através da plataforma independente da Amazon. Autor Hardcover, plataforma de aperfeiçoamento da escrita desenvolvida pela Vivendo de Inventar, teve seu livro “Eles” como finalista do prêmio SweekStars, edição 2018. Colunista do portal “Literanima”, publica textos periódicos sobre criatividade e forma de escrita. Redator da revista digital "A Arte do Terror", exerce também o cargo de Diretor Financeiro na Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror – ABERST.

You May Also Like

12 Comments

  1. E eu todo bobo com essa resenha que pegou pontos importantes da trama! Muito obrigado pela leitura! É por interações assim que continuo escrevendo! Abs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tamires como vai? Me parece um livro muito bom, eu não o conhecia. Adorei a resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Opa, tudo bem por aí?

    Não conhecia a obra, mas achei a edição bem bonita, tanto a capa quanto o interior. Achei interessante ser uma ficção infanto-juvenil. Eu acho que pode ser uma boa opção para quem gosta do gênero sair da ressaca literária. Vou pesquisar mais sobre. Adorei a resenha!

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi Thamiris, parabéns pela parceria!
    Eu não sou muito de ler ficção científica não, mas gostei da diagramação do livro, parece estar bem caprichada!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Thamiris, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha o livro parece ser bem rico em detalhes! E a ideia do não olhar para ver me parece assustadoramente interessante! Hahaha Não faz parte do gênero que estou acostumada a ler mas parece ser uma leitura muito interessante! :)
    Beijoss

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gostei da resenha e fiquei curiosa para saber o desenrolar do livro, quero saber como tudo foi acontecendo e já anotei aqui.
    Amei a indicação.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Geeete, eu não conhecia esse livro, mas adoro tramas assim. E que edição caprichada, hein?! Vou colocar na minha (enorme) lista de desejados, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  8. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: resultadopernambucodasorte.net

    ResponderExcluir
  9. Acabei de conhecer o blog e estou encantado! Parabéns!!
    Conteúdo de qualidade. Seguindo tudo já!
    Abraços,

    Victor Wallace
    https://tertulialivros.blogspot.com/
    instagram: @tertulia_livros

    ResponderExcluir
  10. Olá, Thamiris.
    Antes de mais nada amei sua foto de perfil. Eu não sou tão fã do gênero, por isso não leria. Mas achei a edição do livro muito bonita.

    Prefácio

    ResponderExcluir