Numezu | Resenha

by - 21 março


Numezu | Jorge Alexandre Moreira | Terror | Editora Monomito | 2019 | 184 pág | ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: É a última chance para Laura e Raoul. Mentiras, drogas e traição arrastaram seu casamento ladeira abaixo e eles apostam suas últimas fichas nas férias em um veleiro. Os dois isolados, em um lugar de sonho. Se não funcionar, o que funcionaria? Mas Raoul volta de um mergulho trazendo uma estranha e antiga estátua. A imagem de um ser esquecido, aprisionado por uma terrível maldição. Sob sua influência, Raoul enlouquece e Laura terá que lutar pela própria vida. Enquanto isso, em terra, Gaspard, um jovem francês, foge desesperadamente de seus próprios demônios. Por destino ou acaso, os caminhos de todos eles estão prestes a se cruzar. Com consequências assustadoras.


E foi mergulhando de cabeça na literatura nacional que resolvi entrar nessa empreitada de ler Numezu e acreditem em mim quando digo que não me arrependi nem um pouquinho em abrir os olhos para um terror nacional de qualidade.

Esse livro foi recebido em parceria com o autor Jorge Alexandre Moreira e conta duas histórias paralelas, com a narrativa alternada entre Gaspard, um jovem que depois de muitos questionamentos resolve dar um basta em seu relacionamento digamos que abusivo emocionalmente, e com o sentimento de evitar o máximo contato possível de sua ex sai em disparada rumo ao sul da França usando os últimos centavos que lhe restam.


Do outro lado, vemos um casal que parte em uma luxuosa viagem a bordo de um veleiro particular em busca de resgatar o amor há muito tempo perdido. Com mentiras, drogas e traição como base do relacionamento, Laura e Raoul vêem nessa viajem uma chance de salvar seu casamento. Praticante de mergulho, Raoul parte mar a fundo e retorna com um achado que o encanta a primeira vista, uma estátua de um deus/demônio que viveu eras antes e vê em Raoul a oportunidade perfeita de usá-lo para reencarnar em seu corpo e continuar a fazer as atrocidades que fazia quando era feito de carne e osso.

Eu nunca tinha lido uma história com uma narrativa tão aterrorizante e crua, mas que ao mesmo tempo soa como poesia, visto que a narrativa é fluida e direta. Mesmo com o terror e as cenas que o envolvem, nos importamos com os personagens e com o destino que eles possam ter a cada ato realizado. Essa imersão na trama se deu logo na primeira página, e foi como se eu estivesse hipnotizada e não conseguisse parar de ler o livro enquanto não chegasse no ponto final.


A história se desenvolveu muito bem, todos os cenários muito bem detalhados, e o tema de fundo sendo o verão francês me encantou muito. No final, temos uma surpresa já esperada quanto as duas tramas que se desenvolviam paralelamente, contudo o desenrolar de Laura é que me afligia muito, haviam vários desenrolares para o final dela, mas o autor resolveu dá-la o melhor possível e conseguiu aquecer meu coração lá na última página.

Recomendo a leitura, mas se você é sensível a temas como abuso, uso de drogas e afins, pode ser uma leitura difícil.

Compre o livro Numezu na Amazon ou no site do Autor.

Sobre Jorge Alexandre Moreira (o Autor)
Jorge Alexandre Moreira é tão velho que vendeu assinaturas de TV a cabo de porta em porta e trabalhou em loja de CDs. Leitor ávido desde sempre, devoto de Stephen King, Clive Barker, Rubem Fonseca e Jorge Amado, foi militar do Exército por quase 6 anos, tentou vender joias - sem nenhum sucesso - e teve uma passagem infernal por uma rede de supermercados francesa, onde trabalhar de 12 a 14 horas por dia, sem receber um centavo de horas extras, fazia parte da rotina. Seu romance de estreia, "Escuridão", uma história de terror ambientada na Amazônia, com um conflito entre Brasil e EUA como pano de fundo, foi considerada pelos sites Biblioteca do Terror e Acervo do Leitor como um dos melhores livros de terror já publicados no Brasil.  Em 2018, lançou "Parada Rápida", uma novela de suspense sobre o misterioso desaparecimento de uma mulher, em um posto de gasolina, durante uma viagem de férias. Participou das duas edições do Ghost Story Challenge, com contos nas antologias "Confinados" e "Numa Floresta Sombria".  Seu último lançamento, "Numezu", conta a história de um casal em crise, isolado em um veleiro, enquanto o marido enlouquece, por conta de uma influência demoníaca.

You May Also Like

19 Comments

  1. Oi, Thamiris como vai? O livro me parece ser bastante envolvente não é mesmo! Eu particularmente gosto de ler terror e esse aí me parece ser muito bom e o legal é que é nacional. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Thamiris, tudo bem? Eu achei a premissa ótima e fico feliz que o autor tenha conduzido tudo muito bem. Pelos temas acho melhor não ler no momento, mas fica para em breve.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Thami,
    Não conhecia o livro, nem o autor!
    Você gosta de terror nacional? Conhece o Tiago Toy e o Marcos DeBrito?
    São eles as minhas referências para o gênero aqui, apesar que, 'A Casa dos Pesadelos' não é terror, acho que Escravo de Capela pega mais pesado.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie, td bem?
    Precisamos valorizar mais a literatura nacional né? Adorei a resenha!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Thamiris!
    Parabéns pela parceria!
    Eu não sei se leria esse, apesar de eu curtir ver filmes de terror, com os livros já fico meio com o pé atrás, n sei pq kkkk
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  6. Olá, Thamiris.
    Hoje vou deixar passar a dica porque sou medrosa. E já fiquei com medo só de olhar essa capa hehe. E enredo me pareceu dar ainda mais medo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bem?
    Gosto de temas assim mas, fiquei com um medinho dessa capa. Achei a capa um pouco assustadora hahahah, acho que não aguento ler o livro todo.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    esse é um gênero que não leio livro, mas legal que deu a chance a um Nacional e gostou da história, essa foi a primeira resenha dele que leio e que bom que a história possua um bom desenvolvimento.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thami!

    Gosto bastante de terror e temas do estilo, então a história me deixou bem interessada, além do plus de ter sido escrita por um autor nacional, algo que devemos valorizar bastante! Fiquei curiosa, desejo muito sucesso pro autor e pretendo ler a obra em breve

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Após ler a publicação, adicionei o livro à minha wishlist eheh XD Fiquei curiosíssima

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Thami!
    Eu espero que tudo esteja bem na sua quarentena.
    Eu não sou mto de ler suspense/terror, mas fiquei muito feliz de ver uma resenha de um autor nacional aqui. Como escritora, sei o quanto isso é importante. <3

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Thamiris. Tudo bem por aí?

    Só a capa já chamou a minha atenção de capa e já vi que se tratava de uma obra de um dos meus gêneros favoritos. Achei a premissa interessante e realmente parece ser bem sensível, foi até bom você ter avisado isso na resenha porque pode servir de gatilho para algumas pessoas, não é? Gostei da indicação e gostei mais ainda de saber que se trata de um autor brasileiro. Acabei de seguir o seu blog :)

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  14. Oii, como vai?
    Mais um livro que tu me deixa curiosa pela leitura. Só pela capa eu já teria vontade de ler mas depois dessa resenha... Nunca li uma obra nesse estilo, apenas vi filmes. Dica anotada!

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  15. Eu tô vendo esse livro por todo meu Instagram e já estou querendo desesperadamente ler kkk.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  16. Hey Thammy!

    Confesso que eu não conhecia o livro
    Mas achei interessante o tipo de escrita pelo que você comentou que mescla
    Eu já quero ler HEHEHEHEH
    Mas tenho que preparar o psicológico para tal rs

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Palpites de Loterias

    ResponderExcluir
  18. Oi Thami,
    Não conhecia a obra, mas como amo terror vou ficar de olho lá na Amazon.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir