Um Estudo em Vermelho | Athur Conan Doyle

by - 26 outubro

Um Estudo em Vermelho | Arthur Conan Doyle | Mistério | Lafonte | 2018 | 176 pag | ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Assassinato, traição, vingança, romance e mistério compõem o pano de fundo um estudo em Vermelho, que marca a estreia da parceria entre o detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes, e o médico John Watson. A partir desse encontro, estará selado um pacto entre ambos: ¨Na meada incolor da vida, corre o fio vermelho do crime, e o nosso dever consiste em desenredá-lo, isolá-lo e expô-lo em toda a sua extensão¨.

Hello! Como vocês tão?

Estou seguindo firme e forte no meu objetivo de conhecer novos escritores.Podem me julgar, nunca tinha lido Conan Doyle mesmo e vi numa feirinha de livros a oportunidade ler conhecer sua escrita por apenas R$10,00! Para a minha felicidade, foram os dez reais mas bem gastos nesses tempos sombrios e venho aqui tagarelar minha opinião pra vocês.


"O melhor assunto a ser estudado é o homem." (pág 22)

Um Estudo em Vermelho é o primeiro romance policial escrito por Arthur Conan Doyle. Nele vemos o primeiro contato do Dr. Watson e Sherlock Holmes, uma das duplas mais icônicas no mundo dos mistérios e crimes. Watson é um médico que serviu na guerra e só quer um pouco de sossego pra sua mente. Holmes é um detetive de uma inteligência sem igual que procura alguém pra dividir o apartamento. A junção perfeita do ser humano comum e do ser humano astuto.

A tranquilidade deles termina quando Holmes é acionado para desvendar um crime. Um estrangeiro da alta sociedade foi encontrado morto em um casarão abandonado e cabe a Holmes (e mais dois detetives) desvendar esse mistério.

"Através da meada incolor da vida corre o fio vermelho do crime, e nosso dever consiste em desembaraçá-lo, isolá-lo e expô-lo em toda a sua extensão." (pág 60)

Confesso que tinha ficado um tanto quanto decepcionada, pois na metade do livro já haviam encontrado o verdadeiro assassino. O que eu não contava era que nos capítulos seguintes Conan Doyle voltaria no tempo e contaria toda a história por trás do assassinato unindo assim todas as pontas soltas que a trama poderia ter.


"Há um mistério nesse caso que estimula a imaginação; onde não há imaginação não há horror." (pág 64)

A escrita de Doyle é muito objetiva conseguindo assim manter com agilidade e fluides todos os quesitos explicativos do mistério, o que levou a ganhar muitos pontos positivos comigo. A inserção de romance, intriga política e a capacidade de narrar um fato acontecido décadas atrás sem se perder na narrativa com certeza foi um diferencial nessa leitura.

Já é de se esperar que esse livro tenha entrado para a história dos romances policiais de forma tão épica e que tenha um cantinho no coração dos fãs desse gênero, pois já tem no meu! 💙

Espero que tenham gostado do post de hoje.
Um abraço a todos e até a próxima!

You May Also Like

12 Comentários

  1. Oieee,
    Nossa, li esse livro na época de escola e devo ter ele em algum lugar aqui, porque gostei tanto que quis guardar.
    Esse, para mim, é um clássico!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    ainda não li nenhum livro que envolva o sherlock só que tenho vontade, já vi falarem dele e que preço bom nesse livro, que bom que gostou da história e no final não te decepcionou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ahhh eu sempre quis ler Conan, as adaptações de Sherlock Holmes sempre me encantam. Minha lista no momento está enorme, mas com certeza ainda lerei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nada do autor, acredita? E olha que sou muito fã de várias versões da famosa dupla para tv e até na literatura nacional como no livro O Xangô de Baker Street do Jô Soares. Espero que a minha primeira experiência com o autor seja tão boa quanto a sua, de verdade. Até porque eu vou ler com a expectativa lá no alto.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  5. eu tbm nunca li nada do autor e sempre tive mt curiosidade com as historias de Sherlock Holmes, esse é mesmo um dos classicos que estão na minha TBR

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Oi Thamiris!
    Eu li algo do Arthur Conan Doyle há muuuuito tempo atrás, tanto que nem lembro qual livro foi, rs
    Me lembro que não achei nada tão demais assim, comparando com Agatha Christie, por exemplo.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thami!

    Nunca li nada do autor, mas gosto muito das histórias, séries e filmes que foram originadas das obras dele sobre o Sherlock. São sempre muito inteligentes e criativas!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Eu gosto muito de livros policiais e mais ainda de Sherlock. Não li esse, mas fiquei curiosa. Já não gostei que você disse que o assassino foi relevado cedo, eu gosto de tentar descobrir quem foi e gosto de ser surpreendida.
    Vou anotar.
    Beeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Eu sou suspeita pra falar, porque eu sou apaixonada por Conan Doyle. Inclusive eu reli esse livro recentemente e é maravilhoso!
    Já leu Agatha Christie? Ela é uma diva também!
    Beijo

    Canastra Literária

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thamiris.
    Eu ainda não li nada desse autor, apesar ter três livros na estante! :( :(
    Preciso lê-los urgentemente!
    Esse primeiro livro deve ser fantástico.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Blog Dicas da Web

    ResponderExcluir

| Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |