#ClubeVagalume - Quem Manda Já Morreu

Título no Brasil: Quem Manda Já Morreu
Autor: Marcos Rey
Gênero: Ação, mistério, suspense
Editora: Ática
Ano da Edição: 1990
Nº de Páginas: 112

Sinopse: Edu tem que fazer um trabalho para a faculdade. Para "apimentar" sua reportagem, ele decide investigar uma extinta quadrilha, isso pela opinião pública. No entanto, Edu faz grandes descobertas, acompanhado de seu engraçadíssimo tio Geraldo Palha e sua secretária Coca Gimenez.

Nota:


Um livro magnífico, cheio de humor e mistério, perfeito pra você indicar pra aquele adolescente que está se inserindo no mundo da leitura e perfeito também pra você que quer conhecer mais da leitura nacional. Mas chega de molezas e vamos a resenha de hoje!

Na trama somos apresentados ao jovem Edu, estudante de jornalismo que, em um trabalho da faculdade decide reunir informações sobre um falecido chefe de quadrilhas, Tony Grand, que comandava a maior parte dos crimes de tráfico e homicídio de muitos estados do Brasil. Edu pede ajuda de seu tio, Detetive Palha, um divertido figurão que ganha a vida resolvendo pequenos mistérios da cidade e tem como inspiração Sherlock Holmes. Claro, Edu se mete em furada e acaba se envolvendo com a quadrilha de Tony Grand e daí começa o mistério, pois tudo indica que essa quadrilha ainda está na ativa.


A trama foi muito bem desenvolvida pelo glorioso Marcos Rey (meu escritor nacional favorito), com muito humor e uma leveza que se deixasse eu leria o livro inteiro no mesmo dia. Com as figuras clássicas que os livros da coleção vagalume possui, estas dão uma fluidez a mais pro livro.

O final foi o esperado para esse clássico, muita correria, suspense, mas que sempre dá certo. E a moral que deixa para os jovens é de que não importa o tamanho do obstáculo, se você quer fazer um trabalho bem feito tem que buscar o que ninguém imaginou buscar, só tenha cuidado com os perigos!

A leitura foi feita em conjunto com meus amigos do clube vagalume e foi eu quem escolheu esse livro para o mês, pois amo o Marcos Rey e ainda não havia lido essa obra dele. Grande oportunidade!

Sobre o Autor


Edmundo Donato, mais conhecido pelo pseudônimo Marcos Rey, foi um escritor e roteirista brasileiro. Marcos foi também redator de programas de televisão, adaptou os clássicos A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo em forma de telenovela e o Sítio do Picapau Amarelo. Também foi colaborador em episódios do antigo programa Cabaret Literário, exibido no início da década de 80 pela RTC de São Paulo. Marcos usava sua cidade natal, São Paulo, como cenário de várias de suas obras. O autor se dedicou principalmente às obras voltadas ao público juvenil. Escreveu crônicas, contos e se destacou escrevendo romances. Escreveu também várias obras literárias adultas. Durante os anos 1970, foi roteirista de diversos filmes do gênero pornochanchada produzidos na Boca do Lixo, em São Paulo, como As Cangaceiras Eróticas e O inseto do amor. No gênero ficção infantil estreou com Não era uma vez, drama de um garoto à procura de sua cadela perdida nas ruas.


Sobre o Clube Vagalume

É um clube de leitura cujo objetivo é redescobrir e matar saudades dos livros da coleção vagalume que fez tanto sucesso com jovens da década de 70, 80 e 90. O grupo é composto atualmente por 11 leitores e, todo mês um leitor é responsável por escolher um clássico da coleção para a leitura coletiva. São estipuladas datas para leitura e discussão e, além de trocarmos fotos e informações, também fazemos grandes amizades.

Participantes:

@uma_leitora_soteropolitana (Ivana) | @universodetalita (Talita) | @universoaleziano (Alessandra)
@blogmistoquente (Thamiris) | @priblogxeretando (Lissa) | @cantinhodaninna (Nina) 
@enilasales (Aline) | @tmsuarez (Thiago) | @coffewithbooks_ (Carla)
@poetizandocomcassita (Cassita) | @penseiradavania (Vânia)

19 comentários:

  1. Oi Thami,
    Eu lia muito essas edições da Vagalume na escola. Lá na biblioteca tinha uma senhora coleção deles, mas não me lembro se este específico eu li. Até porque já faz muuuuitos anos rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Primeira vez que venho aqui no seu blog e já curti demais a sua postagem, me remeteu a minha infância! Eu adorava ler a coleção vaga-lume, perdi as contas de quantos livros eu li dessa série e adorei cada um deles!!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thamiris.
    Achei esse clube muito legal porque amo os livros da serie vagalume. Eu li esse livro na época da escola e gostei muito. O Marcos Rey era meu autor favorito da série vagalume.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. nossa que nostalgia ver esse livro!!!! eu comi a coleção vagalume na infancia! principalmente os livros do Marcos Rey, li todos eles!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de livros assim. Ótima dica!

    >>> https://blogjulianarabelo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai, meu Deus, que saudades desses livros! Li vááários na escola. Eu pegava direto na biblioteca, hehe. E que legal essa ideia do Clube Vagalume. Adorei! ♥

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ..

    Meu Blog: Amapá Cap

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thamiris!

    Adorei a resenha! Na verdade, conforme fui lendo, fui lembrando desta história. Acho que já li este livro!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  9. Oi Thami,

    Já ouvi falar muito bem dessa série. Tenho uma amiga que adora!
    Confesso que elas não me atraem para ler no momento, mas quem sabe um dia?
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  10. eu nao fazia ideia sobre o clube vagalume, mas gostei do post, porque pude conhecer mais até sobre os livros. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Thamiris

    Que delícia esse clube, queria! <3
    Eu tinha MUITO livro da coleção e li vários quando era crianças/pré-adolescente, mas perdi a maioria para uma infestação de cupins infelizmente. :/ Hoje em dia seriam relíquias.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. que legal, gostei do clube, acredita que nunca li esses livros?! Gostei de saber que tem um toque de humor, não costumo ler muito livros com essa pegada.

    Aceita Café?

    ResponderExcluir
  13. Caramba, eu sou muito fã do Clube Vagalume! Li vários livros com edições muito legais já e que gostei muito de ler. Parabéns pela resenha. Gostei muito! Anoitei a dica, porque me deixou com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, da década de 90! Leitura dos meus tempos de escola!Faz muiiito tempo! Rsrs! Mas uma época linda na minha vida! Com essa resenha viajei no tempo! Obrigada!
    Eu não conheço o Clube Vagalume, mas parece ter uma proposta linda! Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Não tinha conhecimento sobre esse livro mas amei tanto a edição e a ilustração que preciso ler pra ontem, principalmente por ser nacional!

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu comecei a ler livros através das coleções vagalumes, eram tantas histórias incríveis, bateu até um clima de nostalgia enquanto lia a sua resenha que ficou sensacional. Gostei do enredo da obra, ainda não li. Parabéns pelo post! :)

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu sempre me surpreendi com os livros publicados pela Ática. Quando era mais jovem tinha muito preguiça dos livros da biblioteca da escola e sempre me surpreendia positivamente quando lia um, tenho certeza que esse também não deixa a desejar!
    Abraços,
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  18. Acabei de ler este livro ontem, estou simplesmente maravilhado, muito bem escrito, um clássico juvenil
    Ler um livro é fazer novos amigos, reler um livro é rever velhos amigos, adorei a uruguaia Coca Gimenez, tio Gê e o Edu, personagens marcantes, difícil esquecer essa fantástica história.

    ResponderExcluir

| Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |