O Assassinato de Roger Ackroyd [Resenha do Livro]

19 Comments
Título no Brasil: O Assassinato de Roger Ackroyd
Autor: Agatha Christie
Gênero: Policial, suspense, mistério
Editora: Globo Livros 
Ano da Edição: 2014
Nº de Páginas: 296

Sinopse: Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes, iniciada com a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio. Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila. Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por miss Ferrars compõem o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações. O assassinato de Roger Ackroyd é um dos mais famosos romances policiais da rainha do crime.

Nota:

Eis que há muitos anos (uns 10 mais ou menos) eu leio O Assassinato no Expresso do Oriente, e eis que por esses tempos decido recordar a escrita fabulosa da Agatha Christie escolhendo O Assassinato de Roger Ackroyd no kindle Unlimited e vejam bem: já entrou pro top de melhores leituras de 2019 sendo que o ano nem começou direito! kkk

O livro conta a história de Roger Ackroyd, um senhor rico encontrado morto em seu escritório com uma adaga tunisiana em seu pescoço. O médico da cidade e melhor amigo de Roger é chamado para atestar o fato e, inconformados com a crescente acusação de que o filho adotivo da vítima é o principal suspeito do caso, Hercule Poirrot, já aposentado, decide aceitar investigar o crime.


Muitos interrogatórios surgem, visto que há muitos moradores na mansão no momento do assassinato e, com isso, Poirrot nos leva a identificar as pistas do caso junto com ele de modo dedutivo e analítico, sempre com a narrativa do ponto de vista do médico, dr. Sheppard.

Confesso que me surpreendi com a revelação, pois todos dentro da casa tinham motivos pra matar Roger, o que me levou a mudar de palpite sobre o assassino a cada virada de capítulo... tão bobinha eu sou! kkk Até agora não digeri o final da trama de tão inesperado que foi.

De uma leitura fluida e fácil, Agatha Christie me conquistou mais uma vez com essa obra, com sua escrita de excelente compreensão mesmo pra época que o livro foi lançado (1926). E vocês, já leram O Assassinato de Roger Ackroyd? Qual outro livro da Agatha Christie me indicam ler?


You may also like

19 comentários:

  1. Amei sua resenha, ainda não conhecia esse livro, mas desde a capa já me surpreendi. Tenho certeza que a história é incrível!

    https://www.kailagarcia.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thamiris.
    Sou suspeita para falar da Agatha porque amo todos os livros dela. E quando vejo alguém elogiando é como se o elogio fosse para mim hehe. Não sei se já leu, mas um dela que é impossível descobrir o culpado é E Não Sobrou Nenhum.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thamiris.
    Tenho alguns livro dessa autora pra ler na estante, mas ainda não li. :(
    Gostei do enredo desse livro.
    Parece muito bom!
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thamiris

    Que bom que mais uma vez a autora te agradou. Infelizmente tive uma experiência bem ruim com a leitura de Assassinato no Expresso do Oriente e dificilmente lerei outra coisa dela.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, td bem?
    AMO OS LIVROS DA AGATHA AAAAA, eles são sempre surpreendentes e nos deixam doida de curiosidade pra saber quem é o culpado né? Somos enganados o tempo todo hahaha, te indico "Um corpo na biblioteca", mas na vdd todos são bons! hhhahaha
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=_k8kTcGSDeQ&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  6. Oi Thami,
    Vou começar a ler meu primeiro livro da Agatha e estou mega animada!
    Tomara que eu goste tanto quanto você!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thami!

    Confesso que esse não é um dos gêneros que costumo ler, mas achei a premissa muito boa, e a autora nem se fala né.. Tão elogiada que fica difícil conter a curiosidade!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Thami, tudo bem? Eu gosto muito da Agatha, mas esse eu ainda não li, é incrível mesmo como ela consegue nos surpreender!

    Bjs, mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Só li um livro da autora, mas era sem o Hercule Poirot. Amei demais! Por isso, já quero ler mais obras dela. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem!
    Confesso que não gosto dos livros da Agatha, mas eu não foi desistir de tentar gostar dela, só li dois livros: Um Corpo na Biblioteca e Assassinato no Expresso do Oriente, e foram leituras arrastadas para mim, só o final que salva. Gostei da sua indicação.

    Até mais!

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ela é uma das minhas autoras preferidas, ela é muito incrivel na forma que narra a história independente do acontecimento e eu amo isso, ela pode ter escrito a 10 mil anos atras, ainda serve para todas as idades e epocas. Isso é um dom

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  12. acho que eu só li um livro dela na minha adolescencia e mal me lembro, preciso mt pegar esses livros policiais pra me aventurar mais neles, parecem msm uma ótima leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro.
    Obrigado pela resenha.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blog amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Bem estilo os livros da Agatha Christie esse eu ainda li esse mas já li outros 3 dela.

    ResponderExcluir
  15. Oiii Thamiris

    Da Agatha eu só um livro mas ficou uma sensação maravilhosa porque a escrita dela é gostosa, envolvente e me surpreendeu muito, gostei de conhecer esse, ainda não tinha lido resenha dele. Quem sabe futuramente tb confira essa história.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Thamires, tudo bem?
    Que bom que a leitura foi satisfatória. Eu ainda não tive uma oportunidade de ler nada da autora, mas gostei da adaptação de “O Assassinato no Expresso do Oriente”.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. E o Poirot aparece novamentee
    eeeeee
    que gostoso poder ler um livro de época gostoso foora dela!
    Não li esse, e só li um da Agatha ate agora, mas gostei - leiturinha facil e rapida como a sua, mas acho que esse parece mais legal :D

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  18. Oi Thamiris!
    Adoro os livros da Agatha! Esse é um dos mais surpreendentes!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

| Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |