O Assassinato de Roger Ackroyd [Resenha do Livro]
Título no Brasil: O Assassinato de Roger Ackroyd
Autor: Agatha Christie
Gênero: Policial, suspense, mistério
Editora: Globo Livros
Ano da Edição: 2014
Nº de Páginas: 296
Sinopse: Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes, iniciada com a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio. Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila. Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por miss Ferrars compõem o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações. O assassinato de Roger Ackroyd é um dos mais famosos romances policiais da rainha do crime.
Eis que há muitos anos (uns 10 mais ou menos) eu leio O Assassinato no Expresso do Oriente, e eis que por esses tempos decido recordar a escrita fabulosa da Agatha Christie escolhendo O Assassinato de Roger Ackroyd no kindle Unlimited e vejam bem: já entrou pro top de melhores leituras de 2019 sendo que o ano nem começou direito! kkk
O livro conta a história de Roger Ackroyd, um senhor rico encontrado morto em seu escritório com uma adaga tunisiana em seu pescoço. O médico da cidade e melhor amigo de Roger é chamado para atestar o fato e, inconformados com a crescente acusação de que o filho adotivo da vítima é o principal suspeito do caso, Hercule Poirrot, já aposentado, decide aceitar investigar o crime.
Muitos interrogatórios surgem, visto que há muitos moradores na mansão no momento do assassinato e, com isso, Poirrot nos leva a identificar as pistas do caso junto com ele de modo dedutivo e analítico, sempre com a narrativa do ponto de vista do médico, dr. Sheppard.
Confesso que me surpreendi com a revelação, pois todos dentro da casa tinham motivos pra matar Roger, o que me levou a mudar de palpite sobre o assassino a cada virada de capítulo... tão bobinha eu sou! kkk Até agora não digeri o final da trama de tão inesperado que foi.
De uma leitura fluida e fácil, Agatha Christie me conquistou mais uma vez com essa obra, com sua escrita de excelente compreensão mesmo pra época que o livro foi lançado (1926). E vocês, já leram O Assassinato de Roger Ackroyd? Qual outro livro da Agatha Christie me indicam ler?
20 Comments
Amei sua resenha, ainda não conhecia esse livro, mas desde a capa já me surpreendi. Tenho certeza que a história é incrível!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com/
Olá, Thamiris.
ResponderExcluirSou suspeita para falar da Agatha porque amo todos os livros dela. E quando vejo alguém elogiando é como se o elogio fosse para mim hehe. Não sei se já leu, mas um dela que é impossível descobrir o culpado é E Não Sobrou Nenhum.
Prefácio
Oi, Thamiris.
ResponderExcluirTenho alguns livro dessa autora pra ler na estante, mas ainda não li. :(
Gostei do enredo desse livro.
Parece muito bom!
Bela resenha.
Abraços.
Diego || Visite Diego Morais Viana
Oi, Thamiris
ResponderExcluirQue bom que mais uma vez a autora te agradou. Infelizmente tive uma experiência bem ruim com a leitura de Assassinato no Expresso do Oriente e dificilmente lerei outra coisa dela.
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi, td bem?
ResponderExcluirAMO OS LIVROS DA AGATHA AAAAA, eles são sempre surpreendentes e nos deixam doida de curiosidade pra saber quem é o culpado né? Somos enganados o tempo todo hahaha, te indico "Um corpo na biblioteca", mas na vdd todos são bons! hhhahaha
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=_k8kTcGSDeQ&feature=youtu.be
Oi Thami,
ResponderExcluirVou começar a ler meu primeiro livro da Agatha e estou mega animada!
Tomara que eu goste tanto quanto você!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, Thami!
ResponderExcluirConfesso que esse não é um dos gêneros que costumo ler, mas achei a premissa muito boa, e a autora nem se fala né.. Tão elogiada que fica difícil conter a curiosidade!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Oi Thami, tudo bem? Eu gosto muito da Agatha, mas esse eu ainda não li, é incrível mesmo como ela consegue nos surpreender!
ResponderExcluirBjs, mi
O que tem na nossa estante
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirSó li um livro da autora, mas era sem o Hercule Poirot. Amei demais! Por isso, já quero ler mais obras dela. <3
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Olá, tudo bem!
ResponderExcluirConfesso que não gosto dos livros da Agatha, mas eu não foi desistir de tentar gostar dela, só li dois livros: Um Corpo na Biblioteca e Assassinato no Expresso do Oriente, e foram leituras arrastadas para mim, só o final que salva. Gostei da sua indicação.
Até mais!
www.depoisdaleitura.com.br
Ela é uma das minhas autoras preferidas, ela é muito incrivel na forma que narra a história independente do acontecimento e eu amo isso, ela pode ter escrito a 10 mil anos atras, ainda serve para todas as idades e epocas. Isso é um dom
ResponderExcluirhttp://www.dosedeestrela.com.br/
acho que eu só li um livro dela na minha adolescencia e mal me lembro, preciso mt pegar esses livros policiais pra me aventurar mais neles, parecem msm uma ótima leitura
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Não conhecia o livro.
ResponderExcluirObrigado pela resenha.
Bom restante de semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blog amigos nesse período.
Até mais, Emerson Garcia
Bem estilo os livros da Agatha Christie esse eu ainda li esse mas já li outros 3 dela.
ResponderExcluirOiii Thamiris
ResponderExcluirDa Agatha eu só um livro mas ficou uma sensação maravilhosa porque a escrita dela é gostosa, envolvente e me surpreendeu muito, gostei de conhecer esse, ainda não tinha lido resenha dele. Quem sabe futuramente tb confira essa história.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Oi Thamires, tudo bem?
ResponderExcluirQue bom que a leitura foi satisfatória. Eu ainda não tive uma oportunidade de ler nada da autora, mas gostei da adaptação de “O Assassinato no Expresso do Oriente”.
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com.br/
E o Poirot aparece novamentee
ResponderExcluireeeeee
que gostoso poder ler um livro de época gostoso foora dela!
Não li esse, e só li um da Agatha ate agora, mas gostei - leiturinha facil e rapida como a sua, mas acho que esse parece mais legal :D
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Oi Thamiris!
ResponderExcluirAdoro os livros da Agatha! Esse é um dos mais surpreendentes!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Respondidos.
ResponderExcluirOlá! Primeira vez por aqui e já gostei. Li Assassinato na Biblioteca de Agatha Christie e me sinto triste por isso... há tantos para ler eu aqui boiando, hehe. Mas é alguém que eu admiro muito. Resenha interessante... Humm... acho que o próximo será Assassinato no Expresso Oriente, gosto do título, hehe.. voltarei mais vezes.
ResponderExcluir