#ClubeVagalume - O Jogo do Camaleão

Título no Brasil: O Jogo do Camaleão
Autor: Marçal Aquino
Gênero: Ação, violência, suspense
Editora: Ática
Ano da Edição: 1997
Nº de Páginas: 104

Sinopse: O desejo de encontrar o pai desconhecido leva Ricardo a desembarcar em Belo Horizonte, onde se vê envolvido numa guerra entre quadrilhas.

Nota:



O Clube de Leituras da coleção Vagalume voltou com tudo esse ano e a primeira leitura coletiva de 2019 foi O Jogo do Camaleão, um clássico que marcou a vida literária de jovens dos anos 80 e 90.


No livro somos apresentados a Ricardo, um menino que vive com sua mãe e avô em São Paulo e sonha em conhecer seu pai. Não demora muito e ele parte escondido para Minas Gerais com a foto de seu pai e no verso um endereço antigo. Muitas dúvidas e incertezas pairam na cabeça do menino, mas ele segue seu objetivo. No ônibus ele conhece Quico, um menino com a mesma idade que ele que também viaja sozinho. Ao chegarem em Minas Gerais, ambos são envolvidos em uma confusão e pegos por quadrilhas diferentes de jovens criminosos envolvidos em roubo de carros.


De uma leitura fácil e fluída, Marçal Aquino soube chamar a atenção dos jovens com um enredo coerente que, ao mesmo tempo que chama a atenção para os problemas que a população infanto-juvenil enfrenta (a introdução à criminalidade), ele nos prende para saber como será o desenrolar da história.

Na trama vemos situações que há muito tempo são discutidas e até hoje chama muito a nossa atenção: a rivalidade de gangues juvenis de rua, aos chefes dessas gangues que usam jovens para fazer o trabalho sujo, ao machismo, orgulho, e violência dessas gangues. Felizmente o final da história não foi dos trágicos (que vemos muito na realidade), tudo se resolveu de maneira que todos pagariam pelos seus erros.

O Autor:

Marçal Aquino (Amparo, 1958) é um jornalista, escritor e roteirista de cinema brasileiro. Trabalhou como revisor, repórter e redator nos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde. Faz roteiros para o cinema, tendo atuado como consultor no IV Laboratório de Roteiros Sundance/RioFilme, a convite do Sundance Institute, dos E.U.A., em 2002.  Como roteirista, mantém com o cineasta Beto Brant, uma parceria que já rendeu sete longas-metragens. Além de adaptar seus próprios livros, Marçal roteirizou obras de outros escritores, como Lourenço Mutarelli. Para a televisão, escreveu, ao lado de Fernando Bonassi, a série Força Tarefa, da Rede Globo.

Sobre o Clube Vagalume

É um clube de leitura cujo objetivo é redescobrir e matar saudades dos livros da coleção vagalume que fez tanto sucesso com jovens da década de 70, 80 e 90. O grupo é composto atualmente por 11 leitores e, todo mês um leitor é responsável por escolher um clássico da coleção para a leitura coletiva. São estipuladas datas para leitura e discussão e, além de trocarmos fotos e informações, também fazemos grandes amizades.

Participantes:

@uma_leitora_soteropolitana (Ivana) | @universodetalita (Talita) | @universoaleziano (Alessandra)
@blogmistoquente (Thamiris) | @priblogxeretando (Lissa) | @cantinhodaninna (Nina) 
@enilasales (Aline) | @tmsuarez (Thiago) | @coffewithbooks_  (Carla)
@poetizandocomcassita (Cassita) | @penseiradavania (Vânia)

8 comentários:

  1. Parece ser um livro bem interessante.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blog amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oi Thami,
    Não me lembro desse livro, mas a coleção Vagaluma com toda a certeza fez parte da minha infância! Nossa, tinha tantos livros legais... Lembro que pegava vários na biblioteca da escola.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Thamires, tudo bem?

    Nossa, achei super legal essa coisa do "Clube Vagalume". Não sabia de sua existência... Parece-me uma experiência bastante nostálgica... Como posso me candidatar à leitura de algum livro? :)

    Tem post novo lá no blog.

    Abraços,

    Jennifer.

    http://entrelinhasentrepautas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Thamiris!
    Já li vários livros dessa coleção Vagalume, eram bem legais!
    Esse eu acho que não...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Thami,

    Já ouvi muito falar dessa série, mas não tinha por aqui quando eu estudava.
    Para ser livros maravilhosos para o público juvenil.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Os livros da editora me remetem a infância. Não conhecia essa obra, mas gostei de conferir suas impressões.
    Beijos!

    www.bookobsessionblog.com

    ResponderExcluir
  7. nossa, eu comia esse livros da serie vagalume na minha pre adolescencia, li muitos deles, provavelmente esse tbm hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

| Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |