Mary Shelley [Resenha do Filme]

13 Comments
Título: Mary Shelley
Lançamento: 09 de Setembro de 2017.
Gênero: Drama, histórico.
Duração: 2h00min
Classificação: Não informada

Sinopse: Mary Shelley é um filme de drama romântico de 2017 dirigido por Haifaa al-Mansour e escrito por Emma Jensen. O enredo segue o primeiro amor de Mary Shelley e seu relacionamento romântico com o poeta Percy Bysshe Shelley, que a inspirou a escrever Frankenstein. Uma co-produção internacional, o filme é estrelado por Elle Fanning como Shelley, com Maisie Williams, Douglas Booth, Bel Powley e Ben Hardy em papéis coadjuvantes.

Nota:


Uma cinebiografia de Mary Shelley, autora de Frankestein, que eu adorei e não me arrependo nem um pouco de ter assistido e recomendo a todos que querem conhecer a verdadeira história que deu origem ao clássico do terror... mas quem diria que um romance resultaria na primeira história de ficção científica de todas as eras?


A trama, baseada em fatos reais, conta a história de Mary Shelley, uma jovem de 16 anos cujo pai é escritor e filósofo, mora com a madrasta e mais dois irmãos, numa época em que a ascensão das mulheres em funções importantes estava apenas começando. Enviada para a Escócia pelo seu pai, ela conhece Percy, um jovem poeta por quem se apaixona pela primeira vista. Persuadida pelo rapaz e contra todos os princípios de seu pai, ela foge com ele crendo viver uma paixão avassaladora, no mais, Mary mal sabia o que a aguardava ao lado do jovem namorado.

Percy era adepto a ideologia de ser um espírito livre, que poderia amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, e com isso mantinha relações com outras mulheres ao mesmo tempo que estava cm Mary, o que, somado a diversas outras decepções, a levaram a uma tristeza profunda e, posteriormente a escrever Frankestein baseado em sua própria experiência como um ser que foi criado para a perfeição e, quando abre os olhos é ignorado pelo próprio criador, começa a questionar o comportamento humano.


Um filme de uma fotografia perfeita, e todo ambientado em tons frios, Mary Shelley é um prato cheio para leitores, pois possui muitas frases marcantes e referências muito comuns do mundo da literatura. Sobre os personagens, tinha vontade de socar Percy toda vez que olhava pra cara dele, sendo a própria Shelley a única por quem consegui sentir uma empatia. Todos os outros personagens são desprezíveis não pela sua atuação (nisso eles foram excelentes), mas pelas suas personalidades.

Outra coisa que se passa no filme e que é discutido até hoje é o fato do preconceito com mulheres em "profissões masculinas", situação pela qual nossa protagonista passou ao tentar publicar seu primeiro livro, e a relação de possessão de Percy com ela descaradamente camuflada com essa ideologia dele de vários amores.


Resumidamente, é um filme melancólico, que recomendo a todos os fãs da autora assistirem. Nunca li Frankestein e gostaria de começar, porém, não sei qual edição escolher para minha leitura. Qual vocês me indicam?


You may also like

13 comentários:

  1. Vi esse filme recentemente, e gostei. Tem alguns problemas de roteiro, mas no geral se sai bem
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. CARAMBA! Que sensacional! Adorei a resenha e não fazia ideia da existência da obra.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  3. Interessante essa resenha. Não sabia da origem do conto de Frankestein.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, não tinha visto nada sobre esse filme ainda, mas fiquei animada para ver só porque eu amo essa atriz!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. ADOREI esse filme!!!! Depois que vi fiquei com vontade de ter o famoso livro dela Frankestein.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Você me conquistou em Frankestein. Também não li o livro da autora, mas conheço um pouco da história e gosto muito. E sou fã de terror.
    Este filme entrou imediatamente na minha lista, e acho que vou gostar.
    Um beijo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  7. Oi, td bem?
    Amei a resenha e já estava com vontade de ver, agora foi pra lista com certeza!
    Adoro tons frios e quando o filme é bom assim, ele cativa e nos deixa com vontade de ler tudo à respeito né?
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Thami,

    Não sabia do filme, mas já estou adicionando aqui na lista!
    A obra parece ser bem impactante!
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  9. Que massa essa indicação! Eu acho que já vi o cartaz do filme pelas "internetes" da vida, mas nunca tinha parado pra ver sobre o que se tratava e agora fiquei interessada. Vou assistir qualquer dia desses.

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Nunca tinha pensado em conferir esse filme, mas sua resenha me deixou com muuuita vontade. Obrigada pela dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Já estou curiosa para assistir!

    https://blogjulianarabelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. faz tempo que quero ler frankestein e assim que esse filme saiu eu assisti e adorei! mt interessante conhecer mais da vida da autora

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

| Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |