O Mecanismo [Resenha da Série]

Título: O Mecanismo
Nº de Episódios: 08 (1ª temporada)
Gênero: Drama político
Ano de Lançamento: 2018
Canal Exibido: Netflix
Classificação: Não informado

SinopseMarco Ruffo (Selton Mello), é um delegado da Polícia Federal obcecado pelo caso que está investigando. Quando menos espera, ele e sua aprendiz, Verena Cardoni (Carol Abras), já estão mergulhados em uma das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do Brasil. A proporção é tamanha que o rumo das investigações muda completamente a vida de todos os envolvidos.

Nota:



Tá aí uma série que comecei a assistir por livre e espontânea pressão dos meus colegas de trabalho e por incrível que pareça, acabei gostando. Confesso que torcia o nariz sempre que via uma série nacional sendo lançada, pelo Netflix então? Passava longe... Mas fico feliz em mais uma vez ter quebrado meu próprio preconceito e me surpreendido positivamente. Sem mais delongas, vamos a resenha da série?

“O Brasil, definitivamente, não é pra amadores.”


“O diabo joga no time dos corruptos.”

O Mecanismo é uma série dirigida pelo famoso José Padilha (Tropa de Elite, Narcos) e conta a história de um delegado da polícia federal que foi aposentado injustamente após descobrir o que seria o início de uma das maiores operações policiais já feitas no Brasil, a Operação Lava-Jato. Ruffo é o nome desse policial e, após várias investigações ele se vê mergulhado de cabeça nessa operação, e o mais triste é que percebe que a corrupção está em tudo que habita esse país.


“O mecanismo está em tudo. No flanelinha que recicla talão, na carteira falsificada pra pagar meia entrada, no suborno pro guarda pra aliviar da multa… E os ricos mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres.”

Se você não entende muito de política mas tem curiosidade em saber mais do assunto, esse é o momento certo de entender e/ou aprender. De fácil compreensão, com uma trilha sonora muito boa e excelentes atores, a série nada mais é do que uma obra de ficção inspirada livremente em eventos reais. Personagens, situações e outros elementos foram adaptados para efeitos dramáticos, ou seja, muito do que acontece no seriado PODE ou NÃO PODE ter sido verdade, e, claro, podemos notar claramente em quem os personagens são inspirados.


Não quero começar uma guerra política aqui no blog, muito menos expor minha opinião sobre o assunto. O objetivo principal é trazer uma resenha do seriado em si, uma produção nacional que fala sobre um tema tão obscuro e que merece sim visibilidade: a corrupção que infelizmente assola nosso país e, com ela, a desigualdade social que enfrentamos. Na série, mecanismo é a forma como a lavagem de dinheiro é realizada, tudo nos mínimos detalhes, cada envolvido com a sua função e um planejamento impecável.

“O mecanismo é um câncer, é uma máquina de moer gente. Ele não tem alma, não tem limite. Não tem ideologia. A gente pena pra sobreviver. E ele cobra os juros e correção monetária. Ele ri da nossa cara. Ele caga na nossa cabeça.”


No mais, espero que tenham gostado do post de hoje. O que acharam da resenha? Já conheciam esse seriado? Um abraço a todos e até o próximo post.

21 comentários:

  1. Todo mundo falando dessa série, até um amigo meu me recomendou bastante, mas não fiquei com vontade de assistir. Não é por ser brasileira, até porque gosto também da maioria das séries que são daqui, mas sim por conta da política que no momento não estou interessada em "saber mais".
    Porém, devido ao tanto de comentários positivos tenho quase certeza de que o seriado é muito bom.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que o seriado é bom, assim que eu tiver oportunidade com certeza vou assistir ele, muito boa a sua resenha.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Acredita que ainda não tinha ouvido falar dessa série? Fiquei doida para ver depois da sua resenha!


    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas já me falaram dessa série, mas eu tinha o mesmo preconceito que você por ser nacional e ainda não assisti. Mas meu namorado adora política. Claro que a do brasil não é lá muito agradável e nem tão legal como a dos EUA por exemplo. Mas parece ser interessante a série para assistir.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Thamiris.
    Eu assisti porque vi que o PT tava boicotando a Netflix, então corri assistir para ver o que tinha na série. E gostei bastante. Confesso que pouco entendo de politica e achei a serie bem explicativa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. te confesso que eu odeio filme/série que tenha como foco a política, então acho que vou passar longe dessa série por enquanto!

    ResponderExcluir
  7. Vou assistir em breve. Gostei bastante da sua resenha. Tem atores excelentes essa série, né?
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thami!
    Quero muito ver essa produção, principalmente por causa do Selton Mello. Adoro os trabalhos dele.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oi Thami!
    Eu não sou uma fã de política, não é algo que prenda minha atenção.
    Adoro a netflix, mas não é meu tipo de série.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Thami,
    eu assisti até o segundo episódio dessa série. Eu achei bem legal a história, porém, ela não me prendeu por ser muito monótona.
    Mas enfim, gostei muito da sua resenha.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ainda não assisti e muitos disseram que era uma série parcial ai nem fiquei com aquele fogo todo de ver
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Thami, tudo bem? Eu não sou muito fã do diretor, sempre achei ele um tanto tendencioso, daí não tive interesse de ver a série, confesso. Mas li criticas bem positivas e parece ter uma excelente qualidade!Que bom que vc curtiu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi Thamiris, tudo bem?
    Como a Mi comentou no comentário acima, eu também achei a proposta tendenciosa, especialmente quando soube que algumas falas famosas da direita foram parar na boca de personagem de "esquerda" na série. Isso tirou minha vontade de assistir.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas percebi que foi uma série que gerou muita polêmica por distorcer alguns fatos, mesmo sendo uma obra de ficção, não sei até que ponto isso deveria ter sido feito, mas enfim, vejamos pelo lado bom, uma série brasileira de qualidade que chamou atenção!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Thami!

    Admito que também torço o nariz quando se trata de série nacional, e até hoje nem cheguei a assistir uma, mas acho que está na hora de seguir seu exemplo e mudar isso, ainda mais quando todos estão elogiando tanto O Mecanismo. Não sou muito ligada em política, mas como você mesma disse, essa é a oportunidade perfeita pra passar a compreender melhor. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. OI Thami, tudo bem?
    Quero mtttt ver essa série e adorei o post! Só ouvi elogios pra ela, com certeza vou começar em breve!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Thami! Tudo bem?
    tenho a maior curiosidade por essa série, apesar de estar gerando muita polêmica por aí né.. mas ainda quero ver!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie Thamiris =)

    Eu li tanta critica negativa dessa série, que desanimei um pouco em assistir. Talvez eu acabe dando uma chance, já que gosto bastante da atuação o Selton Mello.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  20. Quero assistir, estou terminando outra série da Netflix e vou começar essa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Uma série muito legal e recomendável. O mecanismo, deve dividir opiniões. O motivo é que, nos dias de hoje, tudo no Brasil que se relaciona a política tende a polarizar e a produção retrata os desdobramentos da operação Lava-Jato no Brasil, ação da Polícia Federal que denunciou um esquema de corrupção envolvendo políticos e empreiteiros. Apesar disso, o diretor e produtor-executivo, gosta de ressaltar que a série está fora de ideologias. A série estabelece uma boa narrativa e consegue prender o espectador. A promessa é de ainda mais agilidade, pelo menos foi o que garantiu o diretor Daniel Rezende (Bingo), que comandou o set nos dois últimos episódios. Apesar de não ser um protagonista óbvio e ter mais ar de vilão, Enrique Diaz é o grande destaque da série. Com uma bela atuação, ele entrega um Ibrahim ao mesmo tempo cínico, empático e até engraçado. O núcleo do personagem é o alívio cômico da série, que tem um ar de seriedade, afinal de contas, retrata um tema bastante sério para a história do país. Não tem jeito é quase impossível não comparar O mecanismo com Narcos e Tropa de elite 1 e 2, todos projetos de José Padilha — o que não é ruim se você é fã (como eu) dessas produções. Os motivos são o estilo narrativo escolhido pelo diretor — com uma narração a cada episódio — e também pela mensagem que ele quer passar sobre a política no Brasil, que ele mesmo explicou em entrevista à imprensa: “que só tem bandido, resumindo”.

    ResponderExcluir

Retribuo todos os comentários aqui deixados!
Não esqueça de seguir nosso Instagram ~> @miiistoquente.