Lugar Nenhum [Resenha do Livro]

24 Comments
Título Original: Neverwhere
Título no Brasil: Lugar Nenhum
Autor: Neil Gaiman
Gênero: Fantasia, ficção
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2016

Sinopse: Richard Mayhew é um jovem de bom coração com uma vida banal, que é transformada quando ele ajuda uma garota que encontra ferida na rua. No dia seguinte, Richard deixa de existir para o mundo, como se tivesse se tornado invisível. Aquele pequeno ato de bondade o lança em um mundo que ele jamais sonhou em existir, uma Londres subterrânea em que figuras inusitadas surgem dos esgotos e das estações de metrô, um mundo povoado pela escuridão. Agora, Richard vai precisar aprender a sobreviver nessa nova cidade das sombras e surpresas, de assassinos e anjos, se quiser algum dia recuperar sua antiga vida na Londres que ele sempre conheceu.


Nota:



Tá aí o meu primeiro Gaiman lido com muito orgulho, ganhado de presente de aniversário, no final do ano passado. Confesso que eu estava bem ansiosa e tinha muita curiosidade pra entrar no universo da escrita desse autor que eu mal conhecia e já considero muito rs. Lugar Nenhum é um livro baseado numa série de televisão lançada pela BBC em 1996 com o intuito de "falar sobre as pessoas que vivem na margem, sobre os desvalidos, usando, para tanto, o espelho da fantasia."


A história começa quando Richard, um dos personagens principais se muda para Londres em busca de trabalho e uma vida comum. Ele consegue isso por 3 anos, um bom emprego e uma noiva fazem parte de sua rotina quando de repente surge uma menina ferida no meio da rua, e não conseguindo ignorar a situação ele a leva para sua casa para cuida-la, é quando tudo em sua vida fica de cabeça para baixo. Após cuidar de Door, Richard some completamente do mundo em que vive, é como se ele nunca tivesse existido, as pessoas não se lembram de sua existência, tudo que é relacionado a ele passa a não ter mais sentido também, como sua conta bancária que fica como inexistente, seu posto no trabalho que passa a não existir mais, e até seu apartamento é alugado para outra pessoa. Pensem no desespero disso acontecer do nada...


É aí então que Richard mergulha num mundo totalmente desconhecido pelas pessoas normais, um mundo sombrio, com criaturas peculiares que passa despercebido pelos seres humanos, a Londres de baixo, um mundo invertido composto por estações de metrô, túneis de esgotos e até catacumbas construídas centenas de anos atrás. E os seres que habitam essa dimensão não poderiam ser diferentes... Haja imaginação para criar tantos personagens com personalidades tão bem construídas.


Door é a garota misteriosa que muda a vida de Richard e o leva para a Londres de baixo. Ela tem o poder de abrir portas e criá-las onde não há. Após a morte de sua família é induzida pela vingança a achar os assassinos de seus pais e, com isso conta com a ajuda de Hunter, uma excelente caçadora sem emoções e De Carabás, um marquês que "contrabandeia favores". A vilania fica por conta da dupla de assassinos de aluguel totalmente sem escrúpulos que não dispensam uma tortura, Sr Croup e Sr Vandemar.


A narrativa é toda feita em terceira pessoa, a leitura flui muito bem mesmo sendo dividida em cenários diferentes diversas vezes em um mesmo capítulo. Apesar de eu não ter criado carisma por nenhum personagem em si, todos eles são muito bem construídos na minha opinião. 

Só lembrando, existe uma edição anterior lançada pela Conrad, porém, esta mais recente é a edição preferida de Neil Gaiman, pois nela há combinações dos textos originais das edições inglesa e americana onde foi corrigida algumas redundâncias, criando esta nova (e talvez definitiva) versão.


You may also like

24 comentários:

  1. Primeira vez que vejo uma resenha sobre esse livro e fiquei bem curiosa para conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha.
    lindo seu cantinho

    te seguindo sou a número 53
    https://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thamiris.
    Eu li esse livro, em outra edição bem feia e nem orelhas tinha hehe, Mas infelizmente não gostei muito. Foi meu primeiro contato com o autor e depois até li outros dele, mas acabei não gostando da escrita dele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oie Thamiris =)

    Eu tenho uma relação de amor e ódio com o Gaiman. Tem livros que li dele e amei e outros que não amei tanto assim rs...

    Esse em especial não me chamou muito a atenção, então preferi nem arriscar.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thamiris!
    Nunca li nada do Gailman, mas tenho super vontade.
    Menina, amei essas cartas de tarô. São os personagens do livro?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Guria, ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas AMEI a história aaaaa sério, fiquei com muita vontade de ler, já vou procurar por aqui.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nem sabia que era baseado em uma série.. Eu já li uns 3 livros do autor. Eu gosto da escrita dele, mas às vezes também acho um pouco complexa em alguns livros..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e amei a resenha. Fiquei bem curiosa porquê ele fica 'invisível'
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Thamiris, ainda não li nada do autor, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. Não tinha ouvido falar desse livro, fiquei bem curiosa para ler, me lembrou um pouco Stranger Things com a coisa de "Londres de baixo" rsrs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Thami!

    Nossa, que demais esse livro! Adorei a premissa, fiquei curiosa pra saber mais sobre as criaturas que o protagonista passa a enxergar, e até me questionei quanto ao fato de tudo ter mudado, afinal será que foi proposital ele ter encontrado a menina machucada? Fiquei muito afim de ler! Adicionando já nos desejados :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não é de hoje que ouço falar do autor - e falar bem.
    Nunca li nada dele, mas essa parece uma ótima pedida.
    Dica anotada!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro. Gostei da resenha.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Oi Thami! Eu li Deuses Americanos do autor e amei! Gaiman constrói sempre um universo incrível, né? E com muitos personagens pelo jeito. Está na minha lista de leituras já, só esperando uma boa promoção.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Oi Thamiris!
    Tem uma série baseada nesse livro, eu tentei ver mas não gostei. Porém, eu acho que gostaria do livro! Vou procurar ele.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Já havia lido uma resenha desse livro e fico sempre curiosa para conferir a história, ainda mais que nunca li nada do autor.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. eu gosto muito do Neil! ainda não li esse, mas gostei muito da resenha!

    ResponderExcluir
  18. Estou doida pra ler um livro dele. Só li uma HQ e adorei. Como ele é muito bem comentado e acredito na credibilidade do trabalho dele sei que vou gostar muito de o ler.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Tenho MUITA vontade de ler os livros do Neil, por causa da série: "American Gods" e esse parece ser ótimo!
    Adorei a resenha!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  20. Se tem uma coisa que preciso fazer logo é ler Neil Gaiman. Dele só li "Felizmente, o Leite" e por ser infantil nem tenho uma opinião formada sobre a escrita dele. Quem sabe não começo por Lugar Nenhum? Beijos!

    Limonada (antigo Novembro Inconstante)

    ResponderExcluir
  21. Oi Thamiris, tudo bem?
    Nunca tive muito interesse em ler Neil Gaiman, mas todo mundo fala tão bem que de repente eu dê uma chance, por curiosidade.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  22. Amo Neil Gaiman, esse é um dos poucos que ainda não li dele.

    Se quiser participar, estou sorteando alguns livros lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/05/sorteio-de-livros.html

    ResponderExcluir
  23. Oi Thami,
    Menina, te admiro! Eu nunca li nada do Neil, mas dizem que ele é intenso, rs.
    Eu só assisti aquela série baseado em Deuses Americanos e fiquei de boca aberta! HAHAHAH
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá Thamiris!
    Fiquei bastante curiosa. Li O Mistério da Estrela do mesmo autor e curti, com certeza vou colocar esse na lista de leituras.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir

| Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |