Corte de Espinhos e Rosas [Resenha do Livro]

Título Original: A Court Thorns and Roses
Título no Brasil: Corte de Espinhos e Rosas
Autor: Sarah J. Maas
Gênero: Fantasia, romance
Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2015

Sinopse: Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira — que ela só conhecia através de lendas —, a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... ou Tamlin e seu povo estarão condenados.

Nota:


Simplesmente SOCORRO. Ainda estou me recuperando pelo término da leitura desse livro. Não conhecia essa autora, e essa foi a primeira obra que tive o prazer de ler. Ganhei o box da Saga Corte de Espinhos e Rosas de presente de páscoa (sim, abri mão de chocolate) e assim ter a oportunidade de ter uma leitura diferente. Confesso que me surpreendi, pois nunca tinha lido um romance com fantasia, nunca misturei esses dois gêneros, foi tudo muito novo e eu adorei essa combinação nova.

A história começa contando a vida de Feyre, uma mortal que vive na miséria com seu pai e mais duas irmãs e, para isso precisa se adentrar na floresta fria e perigosa todos os dias para caçar e assim alimentar toda a sua família e sobreviver ao rigoroso inverno que se passa em sua aldeia. E é numa dessas caçadas que ela encontra um lobo e, ao atirar uma flecha que tira sua vida, acaba por mudar por completo todo o seu destino. No dia seguinte ela descobre que na verdade não matou um lobo comum, e sim um guarda feérico e até então imortal do reino de Prythian, o reino desconhecido além da muralha, e, como punição, Tamlin resolve levá-la para o reino além da Muralha, para a Corte Primaveril, onde viverá sob os olhos de Tamlin e de toda a sua corte.

Ao chegar, Feyre descobre que o lugar não é nada do que as lendas dizem e então passa a viver nessa corte e ter contato com toda a beleza e magia que o lugar possui, e, por que não, com os perigos e maldições que também assombram este maravilhoso lugar?

Tamlin é um Grão-senhor féerico, ou seja, um rei de uma corte (Primaveril). Existem várias outras cortes com seus reis e suas regras, porém, todas obedecem ao Tratado, uma espécie de regulamento criado a 5 séculos atrás com o intuito de apaziguar a relação entre humanos e feéricos depois de uma era de guerras e violência.

Feyre é um tipo de personagem que por mais que tivesse uma vida dura em sua aldeia, na corte passa a ser somente uma "fêmea frágil" que precisa ser vigiada e protegida todo o tempo, e isso se deve ao fato dela ser a única humana num reino de magia e seres imortais, o que eu não curti muito de fato. Porém, com o passar da leitura ela vai amadurecendo e entendendo aquele lugar e os sentimentos que os seres que vivem ali guardam em si.

Recheado de muita magia, fantasia e reviravoltas, a série foi claramente inspirada no romance francês "A Bela e a Fera", misturando a convivência de seres bestiais e seres humanos, envolvendo magia e romance.

E, nada mais justo falar também da vilania que fica por conta de Amarantha, uma feérica obcecada por poder, esperta, extremamente vingativa e que adora torturar. Após lançar uma maldição sobre a corte de seu tão amado Tamlin, ela resolver voltar e cobrar os resultados 49 anos depois, o que gera muita aflição e as melhores cenas do livro.

Já falei que é difícil fazer uma resenha sem dar spoilers? Registrei aqui e tô seguindo firme tentando rs.

O livro é todo em primeira pessoa, pela narrativa de Feyre, com personagens muito bem elaborados, todos com uma história de passado muito boas, e que faz você criar um certo tipo de carisma. E o título de personagem preferido neste livro vai para Lucien, um feérico "braço direito" de Tamlin que, após passar por dramas familiares muito 'punks', vive leal ao seu Grã-Senhor custe o que custar e espero de verdade que ele tenha um final feliz nessa saga. (a Feyre não, ela poderia morrer por enquanto kk).

 Podem perceber que não sou muito boa em resenhar obras literárias, são muitas informações que eu não sei como transcrever ordenadamente, e aceito se tiverem alguma dica pra me ajudar.

No mais, tô bem ansiosa para a leitura do segundo livro e gostaria de ver mais sobre a vida de Feyre e de suas irmãs.

22 comentários:

  1. Estou doida pra ler esse livro :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Thami, o segundo livro irá superar esse primeiro de longeeeeeeeeeee.
    Menina, estou completamente viciada nessa série. Não consigo parar de ler, estou no terceiro, mas com medo de quando acabar, rs.
    A Sarah é magnífica escrevendo!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não gosto muito de livros desse gênero, mas fiquei bem curiosa para conhecer esse!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da ideia do livro, achei muito interessante!
    Beijos, já estou seguindo o blog!
    Little Moon

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Livro bom é que nos deixa assim no final! hahahahaha
    Já vi algumas resenhas sobre ele e fiquei com vontade de ler, parece ser ótimo!
    Beijos <3
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=5xMZyV3scSw

    ResponderExcluir
  6. Parece ser muito interessante esse livro.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Acabei de começar a ler um, mas vou anotar a dica!

    https://clebereldridge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Thami, todo mundo parece amar essa autora e essa série! Estou um tanto afastada das fantasias, mas a série está na minha lista de leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thami!
    Esqueci tudo que ia falar quando vi meu marido Lucien ali no começo da resenha.
    Menina, vai com fé que ainda tem muuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa pra acontecer.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha, já quero ler esse livro a um tempo, só que já tem um tempo que não consigo acabar uma leitura que tô fazendo
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Thamiris!
    Eu nunca li nada da autora, mas sua resenha me deixou com vontade de começar essa série!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá, Thamiris.
    Esse livro é ótimo, mas o segundo é perfeito. Continue lendo porque essa trilogia é uma das melhores histórias já escritas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi, Thami!

    Só vejo elogios pra esse livro! Não sou muito chegada em obras de fantasia, mas depois de tantas resenhas, inclusive a sua, ressaltando o quão boa a história é, capaz que eu até dê uma chance!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oii!
    Eu sempre ouço as pessoas falando muito bem desse livro, mas nunca tinha pensado muito em ler. Sua resenha me deixou com muita vontade! haha
    Gostei muito do texto! ^^
    Beijo

    Canastra Literária

    ResponderExcluir
  16. aaaaaaaaaaaaa
    eu tô com esse livro aqui pra ler e só ouço falar bem dele!
    Cara preciso ler ele logo! haha
    Ainda tô terminando É Assim que Acaba da Colleen, mas acho que a próxima leitura será essa!

    beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie Thamiris =)

    Essa é uma série que só leio elogios, e que tenho bastante curiosidade em começar a ler. Porém, são tantos livros na minha meta de leitura, inclusive séries que preciso terminar que vou adiando a leitura dessa rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    Já li algumas resenhas sobre esse livro e estou louca para ler! Parece muito interessante. Acho essa capa muito bonita e misteriosa. Está no topo da minha lista.
    Beeeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  19. Que livro incrível!
    Já tinha ouvido falar dele, mas foi a primeira resenha que eu vi e tô apaixonada ❤️
    Pena que vou demorar a entrar de férias, senão ia começar a ler agora haha
    Coisas Findas

    ResponderExcluir

| Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |