Nimona [Resenha do Graphic Novel]

Título: Nimona
Autor: Noelle Stevenson
Gênero: Aventura, fantasia, ficção científica
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 22 de setembro de 2016.

Sinopse: Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão. Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo. Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro.
Nota:

O que falar dessa Graphic Novel que mal terminei de ler e já considero pakas? Comprei essa edição final do ano passado, depois de ler uma resenha aqui pelo blog e ter gostado bastante (continuem postando dicas, eu amo!). Ela possui 272 páginas entre a história de fato, epílogo e alguns rascunhos autora (que também é a ilustradora). A capa é em alto relevo e as páginas são de um material bem durinho que eu não sei como chama.
Nimona é uma menina totalmente fora dos padrões 1. por ser uma metamorfa e 2. por sonhar em ser uma vilã e, por meios nada convencionais acaba sendo a comparsa do vilão mais temido da cidade, o Lorde Ballister Coração Negro. De cara parece que os dois não vão se dar muito bem, mas logo eles vão se entendendo e acabam formando uma dupla sensasional. 

Clique na imagem para ampliar e ler os quadrinhos.
A ilustração como vocês podem ver é bem simples, o que acaba tornando algumas cenas fofas e cômicas, tirando um pouco o ar de seriedade que as cenas com vilões geralmente possuem. A história vai se desenrolando de um jeito nada convencional, quem era pra ser vilão na verdade é mocinho, e o papel das maldades acaba ficando para a Instituição de Heroísmo & Manutenção da Ordem e sua diretora, que por hora eram pra ser os mocinhos. Entenderam?


O diferencial de Nimona com certeza é o fato de misturar era medieval com ficção científica. Isso mesmo, são soldados com armaduras medievais disparando pistolas a laser, o que torna a obra extremamente original e engraçada. Outra coisa bem divertida são os nomes dos personagens: Lorde Ballister Coração-Negro e Sir Ambrosio Ouropelvis


O que posso dizer é que gostei muito de Nimona, e infelizmente não possui uma continuação, já que o final deixou a história com gostinho de quero mais.

A Autora

Noelle Stevenson é autora, ilustradora e quadrinista. Pela criação de Nimona, foi premiada com um Eisner Award e finalista do National Book Award, ganhou o Slate Cartunist Studio Prize de Melhor Web Comic e foi indicada para o Harvey Award. Autora best-seller do New York Times, é também cocriadora da aclamada série de quadrinhos Lumberjanes e já colaborou com publicações da Disney, da Marvel e da DC Comics. Formada pelo Maryland Institute College of Art (MICA), mora em Los Angeles. Conheça mais sobre o trabalho de Noelle em www.gingerhaze.com.



Espero que tenham gostado da resenha de hoje. Um abraço a todos e até o próximo post!

18 comentários:

  1. Oi!! Esse livro tem umas ilustrações lindas e compraria só pelo capricho da edição. Mas, a história também já me chamou a atenção, a mocinha adora lutar e entrar numa guerra. Espero ler em breve. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi Thami, tudo bem? Tenho vontade de ler essa HQ, o tema super em interessa, adoro uma protagonista fora dos padrões e a arte parece muito boa <3 Excelente dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Thamiris, tudo bem?
    Gente, que traço mais fofinho <3
    Já tinha visto a obra por aí, mas não sabia a temática. Achei superdivertida e com certeza leria.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thamiris!
    Uma das minhas metas desse ano é colocar os Graphic novels na lista de lidos.
    Esse parece ser um beem legal e me interessei bastante por Nimona! Coloquei na minha wishlist <3
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia, achei bem interessante :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Thamiris =)

    Já vi esse livro me alguns blogs, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. Não sabia que ele é ilustrado e isso me deixou bem curiosa para conhecer a trama.

    Beijos ;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library 

    ResponderExcluir
  7. Ahh quero muito ler esse quadrinho, parece ser lindo e ainda por cima com uma história ótima!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei da dica, não conhecia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oie,

    Estou doida para comprar esse livro, pois gosto muito de Graphic Novels ainda mais pelo que tema abordado ♥
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  10. Olá, Thamiris.
    Eu achei a Graphic Novel bem interessante. Ela tem todos os elementos para se algo bem original. Vou anotar para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi, Thami!
    Menina, eu acho os traços dessa graphic novel muito fofos <3 Eu acho que não tinha prestado atenção direito nela, mas me interessei bastante.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia o livro, e o enredo parece ser muito bom mas não sei se leria pois não é muito meu gênero favorito.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. não conhecia fiquei curiosa
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia ainda, eu não sou muito ligado em HQs, mas valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  15. Achei bem interessante existir essa mistura de medieval com ficção científica.
    Já tinha ouvido falar e inclusive vi elogios sobre ele.

    Tenha uma excelente semana.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir

Retribuo todos os comentários aqui deixados!
Não esqueça de seguir nosso Instagram ~> @miiistoquente.