Caixa de Pássaros [Resenha do Livro]



Título Original: Bird Box
Título no Brasil: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Gênero: Suspense, terror, romance
Editora: Intrinseca
Ano da Edição: 2014


SinopseRomance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

O que dizer desse livro que eu não dava nada e já amo pakas? kkkk Comprei ele na bienal por que estava na promoção no estande da Submarino. A princípio lembrei de nunca ter lido um livro de terror, e foi esse fato da curiosidade que me impulsionou a levá-lo comigo. Sem contar que essa também é a primeira vez em toda a minha vida que faço resenha sobre um livro. (oi)?


Caixa de Pássaros é um livro muito envolvente, daqueles que você consegue ler inteiro em um curto período de tempo, mas não por ele ser relativamente pequeno, mas sim pela história prender você. É o tipo de livro que te tira o fôlego diversas vezes, tem personagens com personalidades bem distintas e você querendo ou não, acaba se apegando a eles.

Falando com toda a sinceridade que há dentro do meu ser, eu nunca achei que fosse gostar tanto assim de um livro de suspense e terror, e confesso que já estou buscando outros títulos desse gênero pra colocar na minha estante e começar a ler em breve.


Na história de Caixa de Pássaros, Malorie é uma jovem que vive (sobrevive) em um apocalipse zumbi/alienígena/psicótico. O livro se desenvolve com a narrativa da personagem principal descendo rio abaixo vendada com duas crianças em busca de refúgio, cenas dentro da casa onde ela convive com outros desconhecidos tentando entender sobre esse novo mundo, e lembranças com sua irmã antes de tudo acontecer, como por exemplo a descoberta de sua gravidez assim que explode a notícia nas redes sociais de que algo está errado com a população, resumindo em presente e passado.

O medo que tanto se passa pelos personagens é o efeito que se tem ao olhar para uma dessas criaturas: o ser humano desenvolve em si um estado de insanidade, de loucura, inconsequente, histérico, comparado a raiva de um animal,; o que o leva a cometer assassinatos e até mesmo o suicídio.


Como já disse anteriormente, eu gostei bastante desse livro. O que me deixou mesmo chateada foi o fato de, em nenhum momento, o autor descrever essas criaturas, como surgiram, nem por que surgiram, e ainda confirmar em entrevista que não terá continuação essa história, por enquanto. Mas no geral, vale a pena ler. É uma história bem compacta, amarradinha, que prende legal sua atenção.

Minha humilde e mortal opinião:

16 comentários:

  1. Oii Thamires. Como vai?
    Eu gostei bastante do final aberto pois achei muito necessário. O que nos cabe agora é esperar pelo filme — se realmente for produzido né? — e aguardar que essas criaturas sejam reveladas. O enredo é ótimo mesmo. E se você gostou desse livro espero que os próximos do gênero também lhe agradem. Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Olá obrigada pelo comentário já sigo o blog
    fiquei curiosa com o livro
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro e gostei muito! Esperando que realmente façam um filme. Curto demais esse gênero.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li um livro de terror na vida, mas parece ser interesse. Poderia fazer a resenha do livro It a Coisa cap - 1.

    http://www.ocabeloemeuedai.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Thamiris.
    Eu fui a et que não gostei desse livro. Foi um dos piores livros que li na minha vida. Não acontece nada durante o livro todo e fica um monte de perguntas no ar. Não se sabe como começou, nem como termina.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Thamiris,
    Eu li o livro há algum tempo e não curti muito.
    Para mim, o suspense/terro não funcionou.
    Mas achei inteligente essa questão do autor não explicar muito o que são essas criaturas, afinal, o desconhecido é a maior fonte de medo.
    Abraço,
    Alê
    Alem da Contracapa

    Não deixe de participar da Promoção de Aniversário do blog, serão 23 prêmios para 12 vencedores.

    ResponderExcluir
  7. Minina, eu esperava algo do tipo garota exemplar mas não era - eu gostei um pouquinho mas queria ter gostado mais sabe? A falta de informações e explicações também não me agradou muito e não consegui me conectar com as personagens :(
    mas tudo bem, rsrs
    Adorei seu blog, alias :D
    beijocas!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  8. OOi adorei a dica, sempre tive vontade de ler o livro, mas quando penso em começar bate aquela preguiça rs.
    Adorei a dica
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Estou louca para ler esse livro, fiquei curiosa. Mas acho que o ponto que você levantou sobre a falta de informações sobre as criaturas também me chateará um pouco.

    Parabéns pelo blog.
    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha, esse livro nunca me atraiu muito não sei pq e olha que acho a história interessante.
    Acho que vai ter filme ne?
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Amei seu blog, muito lindo. E que ótimo resenha você fez, jura que á primeira? Parabéns, eu amei :D Vejo muito esse livro mas não tinha despertado o interesse até ler essa resenha, já fiquei curiosa apesar de não gostar (ter medo) de terror rsrs, já o coloquei na minha lista. Obrigada pela dica :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OOOOOOOI

    eu já vi muuuuuuuitas resenhas desse livro e todas me comprovaram mais ainda que eu preciso ler esse livro. A história parece ser exatamente daquelas que eu curto ler, sabe? faz meu tipo :D

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Thamiris, tudo bem? Eu leio resenhas positiva se negativas dessa história e sempre acabo com vontade de conferir e tirar minhas conclusões. Que bom que vc curtiu, eu pretendo ver a adaptação que terá da Netflix tb, mega curiosa.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Gente, acho que mania dos autores agora, deixar coisa para o leitor interpretar. Uma pena que tem essas falhas nas conclusões, mas ainda sim vale a leitura. Quero muito ler e assistir a adaptação.

    Obrigada pela ajuda lá no blog. Estou seguindo aqui tb!

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Olá Thamiris! Tudo bem?
    Adorei que sua primeira resenha é a do mesmo livro que foi a minha!! ^^ que coincidência!! eu sou apaixonada por esse livro, tornou-se um dos meus favoritos.. gostei de tudo!! apesar dessa parte do final, eu gostei da reflexão que trouxe.. agora vai ter filme e estou doida para assistir!!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Thamiris!
    Eu adoro livros de suspense e terror, então já fiquei interessada nesse livro.
    Também estou te seguindo ;)

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

| Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |